0

Aluno do IFMA integra Parlamento Juvenil do Mercosul no Uruguai

pjm-joanderson-vieira-2-250x141

O estudante Joanderson de Sousa Vieira, do 3º ano do curso técnico em Edificações do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Monte Castelo, embarca nesta sexta-feira (6) para Montevidéu, no Uruguai, para participar do Encontro Internacional do programa Parlamento Juvenil do Mercosul. Em novembro de 2016, o aluno foi eleito representante do Maranhão no programa – que reúne estudantes de Ensino Médio de sete países com o objetivo de discutir e aprovar recomendações para a adoção de políticas educativas que promovam a cidadania, cultura de paz, respeito à democracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente.

Segundo o jovem parlamentar, a viagem tem o propósito de integrar os representantes dos países participantes por meio de debates, discussões e votações de recomendações sobre medidas que o bloco Mercosul deve tomar para melhorar a educação nos países membros (Argentina, Uruguai, Venezuela e Paraguai) e três dos associados (Bolívia, Peru e Colômbia). “Os parlamentares levarão pautas a serem debatidas e integrarão comissões para análise e votação das propostas, além de terem a oportunidade de expor os projetos realizados em sua região”, explica.

Entre os projetos desenvolvidos por Joanderson enquanto parlamentar estão o Pré-Médio, Educação Nota 10 e Comunidade Global – todos envolvem ações que beneficiam jovens de escolas públicas do Maranhão. Antes de ir para Montevidéu, ele deve se encontrar com os demais membros da delegação brasileira em Brasília nesta quinta-feira (5) para alinhar a posição do país nas discussões. O encontro na capital uruguaia vai até o dia 10 de outubro com oficinas, minicursos, reuniões com autoridades do bloco Mercosul, comissões internas, debates e votações.

Quando retornarem ao país, os jovens parlamentares brasileiros deverão entregar a carta de recomendação aprovada no encontro às autoridades do Poder Executivo do país e apresentá-la também à sociedade em geral.

Portal IFMA

Bezerra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *