0

Campus Pedreiras: inauguração prevista para dezembro

IMG_3025-700x467

O reitor do IFMA, Roberto Brandão, anunciou que está tudo pronto para a que a entrega das instalações definitivas do Campus Pedreiras ocorra ainda em dezembro deste ano. Localizado em uma área total de 60 hectares, o imóvel tem 4.420 metros de área construída, com 10 salas de aula, auditório, lanchonete, 06 laboratórios, biblioteca, enfermaria, gabinetes médico, odontológico e de assistência social, além da área administrativa. “Já encaminhamos ao Ministério da Educação a solicitação de inauguração”, afirmou o reitor.

A solenidade está prevista para ocorrer no dia 16, após acordo firmado em reunião na semana passada (23/11) e que contou com a participação do deputado estadual Vinícius Louro, do diretor do campus José Cardoso Filho e do ex-deputado Raimundo Louro, autor da indicação, em 2011, que solicitou ainstalação do IFMA na cidade.

O campus, em sua sede provisória, já possui 16 professores que atendem 80 alunos nos cursos técnicos de Eletromecânica e Petróleo e Gás. Em 2017, novos 160 alunos irão ingressar através de processo seletivo. “A meta é alcançar a capacidade máxima de 1.200 alunos em 2018”, explicou Brandão. “Já realizamos a primeira etapa do concurso de professores e em dezembro faremos a seleção para técnicos administrativos”, complementou.  “O IFMA vai estar irmanado com todo o Médio Mearim para demonstrar o potencial da região, através do processo da educação profissional”, concluiu.

Para o ex-deputado Raimundo Louro, o fato é uma grande conquista. “Temos  a satisfação e a alegria em ver a educação avançando na região”, ´disse. “Haverá melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou. “Ressaltamos o enorme esforço do reitor Roberto Brandão e dos professores Gedeon e Cardoso que tem trabalhado diuturnamente para que a inauguração aconteça ainda neste ano”, assinalou.

O deputado Vinícius Louro disse que todos estão felizes com o anúncio”. “Foi uma luta grandiosa e a inauguração das instalações só trará benefícios ao Médio Mearim”, prosseguiu. “ É a realização de um sonho e traz muito orgulho para Pedreiras”, afirmou. “Parabéns ao IFMA por essa atuação no maranhão”, finalizou.

“É uma satisfação poder contribuir com a educação profissional e tecnológica da região que congrega 13 municípios”, disse José Cardoso, diretor do campus”. Estaremos diversificando os cursos nos próximos anos para atender e beneficiar a toda a região, ressaltou.

Histórico do Campus Pedreiras

O Campus Pedreiras integra a fase 3 de expansão do IFMA. O projeto de criação do campus no município possui 5 anos e, inicialmente, enfrentou dificuldades para a construção do prédio e definição da localização do terreno. Em 2013 foi realizada audiência pública definindo os eixos tecnológicos e os cursos a serem ofertados no Instituto. Dessa forma, ficou estabelecido que o município terá cursos técnicos nas áreas de Petróleo e Gás e Eletromecânica.

O primeiro diretor geral do IFMA Campus Pedreiras foi o professor Inaldo Silva. Em seguida, o comando do campus esteve sob a direção do professor Gedeon Reis. Atualmente, José Cardoso Filho é o gestor máximo da unidade.

O Campus Pedreiras está funcionando provisoriamente à Rua Otávio Passos, nº 1.125 (Goiabal) e as instalações definitivas estão localizadas na rodovia MA-381, km 0, (Bairro do Diogo). Ele irá atender, ainda, a população dos municípios vizinhos de Bernardo do Mearim, Esperantinópolis, Igarapé Grande, Lago da Pedra, Lago do Junco, Lagoa Grande do Maranhão, Lima Campos, Poção de Pedras, São Raimundo do Doca Bezerra, Trizidela do Vale e Lago dos Rodrigues.

Bezerra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *