0

Comissão analisa situação de obras públicas paralisadas no Brasil

A comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha as obras do governo federal custeadas com recursos do orçamento da União realiza audiência pública, na próxima terça-feira (28), para debater a situação das obras paralisadas e as possíveis medidas para evitar mais prejuízos.

A audiência, inicialmente prevista para quinta-feira passada, foi proposta pelo presidente da comissão externa, deputado Zé Silva (SD-MG). O parlamentar aponta que o contraste entre os processos do setor privado e do setor público impacta diretamente na infraestrutura do País, o que dificulta o crescimento econômico.

Agência Brasil
Governo - Obras Públicas
Segundo o TCU, quase 1/3 das obras paralisadas apresentam problemas no projeto

“Estamos reféns de uma burocracia, por vezes, mais voltada para criar dificuldades do que para servir o bem comum, ao mesmo tempo em que assistimos atônitos ao pragmatismo chinês concorrer para a forte expansão econômica experimentada por aquele país nos últimos 30 anos”, afirma o deputado.

Dados do Tribunal de Contas da União (TCU) apontam que os principais motivos para paralisação de obras são: falta de justificativa ( 31%); problemas no projeto (27%) e pendências administrativas (19%).

Debatedores
Foram convidados para o debate:
– o secretário do Programa de Aceleração do Crescimento do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Hailton Madureira;
– diretor do Departamento de Obras Hídricas do Ministério de Integração Nacional, Marcelo Borges; e
– o secretário-executivo do Ministério das Cidades, Luciano Oliva Patrício.

A reunião está marcada para 14h30, no plenário 14.

Da Redação – ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura ‘Agência Câmara Notícias’

Bezerra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *