0

Equipe de Primeiros Socorros deixa de comparecer aos Jogos Escolares Codoenses na manhã de domingo e alunos realizam provas sob riscos

Os  XXIX Jogos Escolares Codoenses  2018 que foram realizado durante os últimos 15 dias, movimentando escolas da zona urbana e até rural da cidade de Codó teve seu brilho ofuscado por problemas de ordem técnica. Apesar da preocupação da equipe técnica da Superintendência de Esportes em contactar os órgãos ligados direta e indiretamente com o evento, como a Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde, professores e alunos/atletas tiveram que participar da maioria das provas da modalidade atletismo sem a presença de uma equipe de Primeiros Socorros na manhã deste domingo (24).

Como todos sabem, a disputa de provas de corrida, saltos e lançamentos requer um esforço físico além do normal dos participantes, em se tratando de uma competição estudantil, a preocupação com acidentes e desgaste físico dos participantes deveria ser dobrada, ou pelo menos assim entendo.

Durante toda a manhã deste domingo, a Secretaria de Saúde não apresentou pelo um  Técnico de Enfermagem para fazer o trabalho preventivo durante a competição que fora realizada sob uma temperatura beirando os 39°C e com uma sensação térmica bem próxima dos 41ºC. O problema foi percebido por professores e pela própria Coordenação dos Jogos Escolares, até um contato foi feito com um funcionário da Saúde, mas que não foi suficiente para garantir a presença de um profissional da área durante o período matutino.

Para os que viessem a adoecer durante a realização de algum prova, restava apenas a ajuda de Deus e da equipe técnica formada por árbitros, auxiliares ou os braços dos professores para carregar um ou outro aluno até o Hospital Geral Municipal – HGM. De acordo com o Estatuto do Torcedor, nenhum evento esportivo de massa pode ser realizado sem a presença de uma equipe médica, preferencialmente com uma ambulância, serviço este ignorado pelo serviço municipal de saúde.

Bezerra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *