1

Secretariado de Francisco Nagib ainda sem grandes novidades e começam a surgir as primeiras polêmicas

Faltam 32 dias para o novo prefeito de Codó, Francisco Nagib assumir o cargo, mas até o presente momento tudo está transcorrendo sem grandes novidades. Para quem imaginava que novos nomes pudessem compor o seu governo, na verdade está vendo que uma coisa é o prometer e outra é fazer e mais uma vez o novo governo será composto por amigos dos amigos do prefeito.

De todos os nomes especulados até o momento, nenhum supera o nível do competente e conhecedor dos problemas sociais do que o Professor Ivaldo, que nos últimos dez anos dedicou sua vida à educação e principalmente fora de nossa cidade, se tornando uma referência em Gestão Administrativa nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Pernambuco, portanto, uma pessoa íntegra e capaz de assumir a Secretaria de Educação, secretaria esta cobiçada pelos sanguessugas do Poder, que nos últimos oito anos tiveram seus patrimônios multiplicados, segundo elas, fruto de muito trabalho! Alguém acredita? Mesmo com tamanha competência e conhecimento acumulado, Professor Ivaldo deverá assumir a Secretaria de Finanças do Município. Quem ficará com a Educação?

Nomes incapazes de despertar mudanças na forma de se fazer Políticas Públicas que atendam de fato as reais necessidades da população e aqui poderia citar nomes, porém como a equipe não fora anunciada oficialmente, vou me ater apenas às especulações.

A Crise e as Fusões de Secretarias

Como todos sabem, estamos em uma crise nos mais diversos setores, principalmente a econômica, que está fazendo com que os novos prefeitos tenham de fazer um enxugamento da máquina pública e Codó não pode ficar fora desse contexto.

De acordo com o que foi divulgado na imprensa local, Nagib reduzirá ao máximo o número de secretarias com o objetivo de reduzir gastos e isso é salutar, ao que me parece algumas delas deverão perder status de secretaria e passar à condição de diretorias como deverá ser o caso das atuais Secretarias de: Esportes, Cultura, Juventude, Agricultura e etc.

Em meio a tantas mudanças, de nada adiantará a simples fusão e redução no quadro funcional se as cabeças que estarão à frente não estiverem em sintonia com o mundo moderno. A redução de gastos deverá ser convertida em serviços de qualidade que deverá ser ofertada à população, mas infelizmente os atuais nomes não me agradam.

Polêmica sobre a SEDEL

Para quem vive do esporte, como é o caso de alguns desportistas e profissionais da Educação Física, a  Secretaria de Desporto e Lazer – SEDEL nunca deixou de ser atrelada à Secretaria de Educação. Todos os eventos realizados pela SEDEL tem forte influencia da SEMED, principalmente no custeio.

Todos os anos, a SEMED realiza a compra de centenas de troféus, medalhas e materiais esportivos e repassa para a SEDEL que realiza os Jogos Escolares, Copa Rural, Copa de Bairro, Briga de Galo, Corrida de Anão, Copa de Baralho e etc, cujas premiações saem da SEDEL, não sei como essas compras são justificadas, mas é mais ou menos assim que funciona a coisa no momento.

Nagib é claro sob forte influência  do pai

Bezerra

One Comment

  1. A redução de secretarias será justificada se ocorrer duas situações: economia financeira e eficiência, ou seja, a realização das políticas públicas que nossa cidade necessita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *