3

Servidores Municipais de Codó, saibam como manter o recebimento dos salários da prefeitura no seu banco atual

IMG-20170810-WA0064

Aconteceu nesta semana a divulgação do calendário de convocação dos Servidores Públicos Municipais que, deverão abrir contas bancárias no Banco Bradesco S/A, para que estes possam receber seus salários. Apesar de ainda não terem digerido a determinação do prefeito Francisco Nagib para a mudança, que a todo custo vai tentar tirar a comodidade, facilidade e acessibilidade das pessoas que exercem suas funções na esfera municipal.

O que muitos ainda não sabem, é que ninguém é obrigado a aceitar a decisão tomada pelo prefeito, pois há duas resoluções do Banco Central que tratam do tema, são elas: RESOLUÇÃO N° 3402 –Dispõe sobre a prestação de serviços de  pagamento de salários, aposentadorias e similares sem cobrança de tarifas.); e a Resolução n°  3424, de 21 dezembro 2006 – RESOLUÇÃO N° 3424.  Prorroga  o prazo estabelecido no  art.  1º  da Resolução 3.402,  de 2006, e dispõe sobre a  aplicação do contido naquele normativo à prestação dos serviços objeto de convênios ou contratos efetivamente implementados pelas instituições financeiras até 5 de setembro de  2006.

Vimos que a própria prefeitura, na pessoa do Exmº Srº Prefeito, não tem interesse em trazer à luz do esclarecimento, a orientação aos pais de famílias.

Eu poderia elencar aqui uma série de serviços disponibilizados pelos dois Bancos ( Brasil e Bradesco), porém, não representamos nenhuma das instituições para que nossos leitores pudessem comparar as taxas, porém, garanto a todos que os servidores serão prejudicados.

A critério e a pedido  do servidor, o recebimento dos salários poderão ou não mudar de local, basta apenas que os nobres trabalhadores, se manifestem e exijam que a agência detentora do serviço de lançamento dos salários nas contas, façam o que determina a Norma, ou seja, transfiram os salários de quem não seja a favor da mudança de banco.

O processo, na verdade, é bastante simples. Todos os bancos são obrigados a realizar a transferência sem taxas para outra instituição após a solicitação do cliente. Mesmo que você tenha financiamentos ou empréstimos com o banco, o valor relativo ao crédito poderá ser descontado em folha e, depois disso, o restante é transferido para a conta indicada.

Como funciona a portabilidade?

Os funcionários de empresas privadas ou instituições públicas têm o direito de escolher em qual conta manterão conta bancária. Por isso, a portabilidade permite que esse trabalhador receba seus proventos em uma conta e as transfira para o banco de sua preferência.

Segue abaixo, os links disponibilizados para informação, mobilização e ação de todos, mostrando ao chefe do Executivo que na força a coisa não anda.

TERMO DE TRANSFERÊNCIA

Qualquer servidor que queira permanecer recebendo seus salários da prefeitura via Banco do Brasil, ele deverá preencher todos os campos do documento abaixo, e levá-lo até a agência do Bradesco e solicitar da gerência da instituição que Transfira seu salário para o Banco do Brasil sem custos.

Lembrando que, caso os servidores não consigam ter acesso ao documento abaixo, o mesmo encontra-se na recepção do Banco do  Brasil .

Termo de Transferência

Clique no link para ter acesso aos documentos. Depois imprima e preencha adequadamente com os seus dados. Você deverá informar o número da conta e da agência onde deseja receber mensalmente o seu salário. Com todas as informações já preenchidas, procure o banco onde você recebe seu salário para entregar o documentação. Não deixe de solicitar um protocolo que ateste que a solicitação foi recebida pela banco. Dessa forma, caso ocorra algum problema você terá como comprovar que efetuou o pedido junto à empresa.

 

Bezerra

3 Comments

  1. Boa tarde Nobre colega Bezerra, estou com uma dúvida, A portabilidade não ocorre apenas quando o cliente tem conta nos dois bancos?

    • Não necessariamente, como os servidores em sua maioria não possuem conta no Bradesco e que este passará a ser o responsável pelo deposito dos salários, com isso, quem não possui conta na nova Instituição terá de abrir uma nova conta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *