0

Último dia para as escolas públicas serem inscritas na 11ª Edição da Olimpíada Brasileira de Matemática

cartaz_2015

As inscrições para a 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) terminam nesta terça-feira (31) para todas as escolas públicas do Brasil. No Maranhão, o desafio é ampliar o número de escolas inscritas e melhorar ainda mais os resultados das edições anteriores. No ano passado 15 escolas do Sistema Estadual de ensino foram premiadas na OBMEP.

Para fazer as inscrições e acessar o regulamento, basta entrar no site http://www.obmep.org.br/.  Até agora, mais de 290 escolas da rede estadual de ensino, no Maranhão, já se inscreveram. A Olimpíada é uma oportunidade de melhorar o aprendizado de alunos e professores.

A 11ª OBMEP premiará 6.500 alunos com medalhas (500 medalhas de ouro, 1.500 medalhas de prata e 4.500 medalhas de bronze) e cerca de 46.200 com menções honrosas.  Mas, o grande prêmio para os medalhistas da OBMEP é participar do Programa de Iniciação Científica Jr.

Realizado por meio de encontros mensais, em cerca de 80 polos espalhados pelo país, e de fóruns virtuais, o programa tem como objetivo principal despertar nos alunos o gosto pela matemática e pela ciência em geral. Os participantes recebem uma bolsa do CNPq, apoio logístico (para as aulas presenciais) e material didático. Além dos estudantes, a OBMEP também premia professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacarem em virtude do desempenho dos seus alunos.

Na próxima semana todo o material de estudo para alunos e professores estará disponível no site da Seduc. Para estudar, os participantes também podem contar com o auxílio do portal da matemática da OBMEP que oferece vídeo-aulas gratuitas. O conteúdo reúne material direcionado às disciplinas do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Além disso, o portal oferece apostilas e dicas.

As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 2 de junho e a data limite para as escolas enviarem os cartões de resposta dos alunos classificados para a segunda fase será em 12 de junho. No dia 12 de agosto serão divulgados os classificados para a segunda fase e o local para a realização das provas. As escolas terão o prazo de 12 agosto a 11 de setembro para indicarem os professores dos alunos classificados. A divulgação do resultado final ocorre em 27 de novembro.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma promoção do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Ministério da Educação, e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e das Secretarias de Educação estaduais e do Distrito Federal. O objetivo é incentivar o ensino de matemática e descobrir talentos entre estudantes das escolas públicas brasileiras.

Olimpíada Brasileira de Astronomia

Também termina nesta terça-feira (31) as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (www.sab-astro.org.br) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (www.aeb.gov.br).

A OBA é aberta à participação de escolas públicas e privadas, urbanas e rurais. Não há exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os mesmos devem preferencialmente participar de foram voluntária. Podem participar da OBA alunos do primeiro ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio. Os detalhes para inscrição estão no site www.aeb.gov.br , no link cadastro de escolas.

Fonte: oimparcial.online

Bezerra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *