Vinte cidades são contempladas com o Programa “Água Doce” – Codó é uma delas

thumbnail_Foto_OrcenilJúnior-Programas-Água-Doce-e-Maranhão-Verde-1

A cidade de Codó é uma das 20 beneficiadas pelo Programa Água Doce (PAD). Uma ação do Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal. A ideia é estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, através da implantação de sistemas de dessalinização ambiental para atender, prioritariamente, as populações de baixa renda em comunidade do semiárido.

“O programa surge em um bom momento e vem com a intenção de solucionar a escassez de água e a ocorrência de águas salinas e salobras em boa parte do Estado, por meio do uso de tecnologias para dessalinização da água”, explica o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Marcelo Coelho.

O PAD pretende beneficiar agricultores familiares, comunidades quilombolas e assentados de programas dos Governos Estadual e Federal. Para a execução do Programa será destinado R$ 9.667.110,79 milhões que beneficiarão 2.250 famílias com a instalação de 30 sistemas de dessalinização.

De acordo com o governador Flávio Dino, “esse mecanismo de combate à água salobra por intermédio do programa Água Doce é um caminho essencial para que nós possamos, inclusive, ao experimentar e testar essa tecnologia, ampliá-la, uma vez que temos 30 unidades instaladas em 20 municípios”.

No último dia 24.03, os prefeitos das 20 cidades assinaram o termo de adesão ao programa, para dar início à primeira fase, com o diagnóstico da água da região. Além de Codó, o Programa abrange Aldeias Altas, Itapecuru, Pirapemas, Água Doce do Maranhão, Araioses, Primeira Cruz, Chapadinha, Timbiras, Coroatá, Caxias, São João do Sóter, Buriti, Vargem Grande, Tutóia, Santa Quitéria, Duque Bacelar, Afonso Cunha, Timon e Loreto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.