15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP está na última semana para inscrições

Esta é a última semana de inscrições para a 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2019. As escolas devem fazer o cadastro mediante o preenchimento da ficha de inscrição, até as 23h59 da sexta-feira, 15 de março.

  Faça a inscrição da escola aqui  

Podem participar escolas municipais, estaduais, federais e particulares, que atuem nos segmentos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio. Para as escolas públicas as inscrições são gratuitas. Já as escolas privadas deverão pagar uma taxa de R$4,00 por aluno.

A recomendação da coordenação da olimpíada é que as escolas evitem fazer a inscrição na última hora, uma vez que é necessário preencher a ficha de inscrição com informações detalhadas, relacionadas à documentação da escola, quantidade de alunos por cada nível de participação, indicação de estudantes com necessidades especiais, etc.

A OBMEP tem registrado um volume similar de inscrições ao de 2018, o que comprova a expectativa inicial de manter o volume de inscritos do ano passado, em que foram registrados mais de 18 milhões de estudantes, oriundos de praticamente todos os municípios brasileiros.

Cronograma 2019

16 a 25 de março: Emissão e pagamento dos boletos (somente para escolas privadas).

1ª Fase: 21 de maio. A prova estará composta por 20 questões de múltipla escolha.

2ª Fase: 28 de setembro. Prova discursiva de seis questões (aplicada apenas aos alunos classificados).

Divulgação dos premiados: 03 de dezembro.

Os alunos com melhor desempenho na competição serão premiados com medalhas de ouro, prata, bronze ou certificados de menção honrosa. Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). Os professores das escolas também recebem prêmios.

Criada em 2005, a OBMEP objetiva descobrir jovens talentos para a Matemática, além de contribuir para estimular o estudo da disciplina e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.