Ventanias e chuvas fora de época exigem cuidados redobrados para evitar acidentes envolvendo a rede elétrica

Com a ocorrência repentina de fortes chuvas e ventanias, a população deve ficar atenta aos cuidados com uso da energia elétrica para evitar acidentes. Em uma época do ano que o calor deveria predominar, temporais tem trazido perigos à sociedade, já que raios e trovões podem causar curtos-circuitos, além de quedas de árvore e postes. A Equatorial Maranhão reforça que é fundamental ligar o sinal de alerta e dar dicas preventivas diante da ação destes fenômenos naturais.

Rogério Farias, Técnico de Segurança da distribuidora, destaca que é imprescindível manter distância da rede elétrica durante chuvas e ventanias, e nas situações em que forem identificados fios ou cabos partidos, deve-se entrar em contato com a empresa em tempo hábil para resolução efetiva da ocorrência. “Importante não se aproximar nesses casos. Também reforço que é preciso desligar os equipamentos eletrônicos, desconectá-los da tomada e não utilizar o aparelho telefônico enquanto carrega, em hipótese nenhuma”, alerta.

Além de problemas na rede elétrica, há casos em que a chuva desestrutura o telhado das casas, assim como também pode prejudicar o sinal de antenas. Quando isso acontece, Rogério pontua que o ideal é não realizar a manutenção durante o temporal e os fortes ventos. “Pode ocorrer queda de raios no local e isso aumenta os riscos de choques e graves acidentes. Necessário dizer que se uma árvore cair por cima da rede de energia elétrica, não é recomendado se aproximar, mas sim, sinalizar o local e ligar para a Equatorial Maranhão, depois para o Corpo de Bombeiros e/ou Defesa Civil”, informa o técnico de segurança.

A Equatorial Maranhão ressalta ainda que, em casos de ocorrência, é importante os clientes entrarem em contato com a central de atendimento, com ligação gratuita, no número 116 e, em casos de falta de energia, também podem registrar a ocorrência por meio do WhatsApp com a “Clara” pelo número 98 2055-0116, pelo aplicativo para smartphones ou pela Agência WEB (www.equatorialenergia.com.br

ASSCOM EQUATORIAL ENERGIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.