A 3ª Vara da Comarca de Codó inicia uma série de júris nesta terça-feira (28) e seguem até o dia 30. As sessões do Tribunal do Júri serão presididas pelo juiz titular Ailton Gutemberg. Serão submetidos a julgamento Antônio Barbosa Araújo, Fernando Rafael Galvão e Jackson Vicente Dias da Silva e Evanildo da Silva Araújo, sendo que o primeiro réu é acusado de tentativa de homicídio e os outros são acusados de homicídio.
No primeiro julgamento, a ser realizado no 28 de março, o réu é Fernando Rafael Galvão, acusado de matar Jairo Anastácio Bizarria, junto com mais dois homens. Consta na denúncia que em julho de 2015, o acusado e mais dois homens (Paulo Roberto Maximiano e Antônio José Rodrigues) teriam matado Jairo Anastácio por causa de drogas. A vítima seria usuária de drogas e estaria em dívida com um dos acusados. Jairo Anastácio foi morto com três tiros no rosto. Fernando Rafael está preso aguardando julgamento.
No dia 29, o réu é Antônio Barbosa Araújo, acusado de tentar contra a vida de Cilene de Jesus Silva. A tentativa de homicídio foi em dezembro de 2012, no meio da rua. O acusado relatou em depoimento que tentou contra a vida de Cilene em desespero pelo fim do relacionamento. Antônio Barbosa está solto.
O julgamento marcado para o dia 30 terá como réus Jackson Vicente Dias da Silva e Evanildo da Silva Araújo, acusados de crime de homicídio praticado contra Gabriel da Costa. Ressalta o inquérito policial que os dois acusados na companhia de um menor, teriam matado Gabriel na localidade denominada Vila Fomento. O crime ocorreu em abril do ano passado e o motivo teria sido vingança.
Conforme a investigação policial, a vítima estava sentada na calçada de uma casa vizinha, quando foi abordado pelos dois homens e mais o menor. Eles disseram que iriam matá-lo e teriam disparado um tiro na direção de Gabriel. A vítima levantou-se e correu, mas foi alvejada por novo disparo. Ato contínuo, o menor teria desferido seis golpes de faca, causando morte imediata. Os fatos foram relatados pela companheira de Gabriel, que estava com ele no momento do acontecido. Os dois homens encontram-se presos.
Todos os julgamentos acontecem no Salão de Júri do Fórum de Codó.
Assessoria de Comunicação do TJMA