Acontecendo desde 2020 a Batalha de Rima Codó (BRC) vendo sendo a atuação mais destacada do movimento Hip Hop local. No último sábado, dia 03 de Junho de 2023, a Praça da Igreja São Sebastião foi mais uma vez palco da mais recente edição da BRC. Pelo segundo ano seguido uma etapa de classificação para o Duelo Nacional de Mc’s (campeonato nacional de batalhas de rima em Belo Horizonte) aconteceu em Codó. A vitória classificava o Mc (mestre de cerimônia/rapper) para a seletiva estadual na capital, São Luís. A etapa seletiva local foi conseguida através do Mc Kadoshi codoense que vive em Teresina-PI e que nos últimos anos representando o Piauí nesse evento nacional.
O evento na praça de São Sebastião reuniu 10 competidores e mais de uma centena de pessoas que acompanham a cultura Hip Hop produzida em nossa cidade.
Infelizmente essa importante data não foi comemorada da forma como a organização esperava. Através de ofício, encaminhado diretamente ao secretário de Juventude, Cultura e Igualdade Racial foi pedida parceria do governo municipal para dar suporte a BRC com estrutura de som além das premiações com troféus e medalhas. A resposta foi dada em áudio do WhatsApp para os organizadores não se preocuparem por que haveria a estrutura de som a partir das 17:30h montada na praça e não se falou nada sobre a parte das premiações de troféus e medalhas. Na edição especial da Batalha de Rima também aconteceria o início das celebrações de 20 ANOS do grupo Tiroteio Verbal cantado clássicos do Rap codoense como a homenagem a Trizidela na música “Outro lado da ponte”, o hino “Terra das Palmeiras” e a composição de protesto “Colequié Polícia”.
Com a ausência da estrutura de som a banda decidiu não se apresentar, na figura do Mano Robson que completa 20 anos de carreira, mas a programação foi mantida pela importância da data além do fato de que ao saber por Mano Robson do problema com o som, um dos DJS mais experientes da cidade emprestou – em cima da hora – uma caixa amplificada simples, além de kit microfones sem fio, cabos e extensões. O evento seguiu com pockets shows de jovens artistas locais do Rap e seus subgêneros, como Mc Original e Mc Mateus e o próprio V MC, como intervalos dos confrontos entre alguns dos talentos da cidade como LK, RIZIN, Lil Gaspar e Cléo (única garota a duelar na cidade) além de ML MC, M C Gordão finalistas da noite.
Gordão saiu vencedor do confronto final e quando saiu o resultado se emocionou muito. Quando terminou o evento além de ML MC( Mayk Muller Lopes- estudante/IFMA) e Gordão Mc ( Rafael Santos Braga estudante/IFMA) se reuniram com VMC (Davi Pereira Trovão – trabalhador autônomo) para decidir a posição da Batalha sobre a falta de respeito com que o Hip Hop foi tratado e deixado na mão. Em conjunto entraram em acordo:1- de aguardar que oficialmente a Secretaria se retrate,2- que a secretaria deve assumir parceria com o movimento oferecendo a estrutura de som dos eventos semanais da BRC e 3-, nas palavras de Davi: – A posição de que a única forma de repararem o erro vai ser auxiliando os Mc’s com as próximas viagens ( pra gente se classificar em outras cidades ). Eles disseram também que a viagem para São Luís é super importante e que a Secretaria deveria custear as passagens, estadia e alimentação do vencedor da Batalha do dia 03 de junho e também da comitiva da BRC que deve acompanhar o nosso representante no Duelo Maranhense de Mc’s que acontece nos próximos meses.
Batalha de Rima Codó. Resiste.
One Response
O hip hop vive mesmo que seja com independência agente vive, no que traz a parte ruim e que o evento era pra ser mais bem estruturado,mais por falta de responsabilidade e respeito com o movimento hip hop agente segue andando com nossas próprias pernas como sempre ….. BRC RESISTE