Uma equipe técnica maranhense esteve presente nos dias 18 e 19/06 na 2ª Reunião Anual da Coordenação Nacional do Programa Água Doce (PAD), com coordenadores e secretários estaduais de Alagoas, Maranhão, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe. O evento aconteceu no Hotel Praiamar, em Ponta Negra-RN.
A Reunião Anual teve por objetivo o acompanhamento da execução dos convênios com os Estados envolvidos e o aprofundamento das discussões técnicas para implantar os Sistemas de Dessalinização.

Estiveram presentes no encontro: o Secretario de Estado da Agricultura Familiar-SAF, Sr Adelmo Soares, o Vereador do PC do B do Município de Codó e Técnico da Aged, Sr Pedro Belo, a Superintende da SAF, Sra Railda Pascoal, o Técnico do Iterma, Sr Levi Alves e Júnior Rivas que representou a Superintendência de Reordenamento Agrário da SAF.
O Programa Água Doce – PAD, do Ministério do Meio Ambiente, é um programa que faz parte do Plano Brasil sem Miséria e que tem a meta de atender até 2019, cerca de 2,5 milhões de pessoas que vivem no semiárido do nordeste, através de recuperação de sistemas (poços) salino/salobro, com a instalação de dessalinizadores e unidades demonstrativas nos estados.
No Maranhão, esperamos atender a mais de 100,000 mil pessoas, em cerca de 46 municípios, de acordo o nosso plano estadual. E por determinação do Governador Flávio Dino, o PAD no Maranhão, será coordenado pela Secretária de Agricultura Familiar. Em breve estaremos em campo fazendo os primeiros diagnósticos nas comunidades da Região dos Cocais, onde existe uma grande incidência de poços em comunidades rurais de água salina/salobra, frisou Júnior Rivas, que fez várias anotações .
É importante frisar a correta leitura do tema da escassez hídrica e sensibilidade do Governador Flávio Dino e do total apoio e determinação para com o programa, do secretário Adelmo Soares, que foi a Brasília conversar pessoalmente com o coordenador do PAD Nacional, Renato Saraiva, garantindo a execução do programa no Maranhão, que já estava parado há cinco anos. Ressaltamos ainda, o esforço e imenso interesse do vereador codoense Pedro Belo, que esteve presente durante todos os dias do evento, sempre atento e discutindo com os técnicos da SAF e do PAD a melhor forma de viabilizar o programa na Região dos Cocais. O nosso estado, ao longo dos próximos 04 anos, poderá contar com 27,1 milhões de reais para esse programa, um recurso sem dúvida vindo em boa hora, mas que já estava bastante atrasado devido a falta de total vontade política do governo anterior e que já poderia estar beneficiando e até mesmo salvando a vida de milhares de irmãos do nosso querido Maranhão, ressaltou Railda Pascoal, Superintendente da Secretaria da Agricultura Familiar.
No encontro, foram abordados temas relevantes no ramo da dessalinização da água, como por exemplo “O Panorama atual da dessalinização no Brasil e no mundo”, com Emilio Gabrielle, da Internacional Desalination Association (IDA) e “Atual conjuntura da energia solar no Brasil“, com Guilherme Syrkis, da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).
O encontro trouxe à tona também as questões relacionadas às mudanças climáticas, abastecimento de água por meio de dessalinizadores e energia solar.
No Nordeste, o nível de salinidade na água retirada de poços é alto em razão do tipo de solo. Em comunidades rurais isoladas e com dificuldade de acesso a água, os sistemas simplificados de dessalinizadores tornam a água potável.