Mostrando uma inferioridade técnica, os times maranhenses não foram bem no Campeonato Brasileiro Série C e D. Jogando em casa no sábado, o Sampaio Correa perdeu de dois a zero para o CSA/AL, partida válida pela Série C, o tricolor não conseguiu construir jogadas perigosas e andou longe de esboçar uma reação contra o adversário. Os gols tomados tiveram a interferência direta de falhas individuais, nos dois o goleiro Alex Alves assumiu a culpa em entrevista.
Já o Moto Club, jogando fora de casa pela Série C enfrentou o Salgueiro -PE e também perdeu, o placar foi construido em tempos alternados, um aos 38 minutos e o segundo gol aos 20 minutos do segundo tempo, gol marcado pelo ex atleta motense, Toty.
O Maranhão foi ao Rio Grande do Norte enfrentar o Potiguar e empatou sem gols, marcando seu primeiro ponto na estreia e o Cordino foi o único maranhense a vencer no Brasileirão, o time de Barra do Corda jogando em casa conseguiu fazer um único gol e segurar o resultado até o final, a vítima foi o Santos – AP.
Pela Série C, após a segunda rodada podemos verificar que os times maranhenses andam longe de ameaçar os adversários, tanto Moto, quanto Sampaio precisam agilizar a contratação de reforços, pois caso contrário o fracasso das maiores equipes do estado será a não ascensão à Serie B.