
O prefeito Zito Rolim poderia ter saído da prefeitura com pompas de herói por ter revolucionado a saúde, educação e esporte, mas o que se vê na cidade é o mais puro abandono dos setores mais vitais da sociedade moderna. Temos em Codó uma saúde doente, o HGM parece ter morrido, falta equipamentos, medicamentos básicos e climatização das principais áreas daquele órgão.
Na educação, em oito anos não conseguimos alcançar níveis satisfatórios nos medidores da qualidade do ensino, escolas sucateadas, principalmente as maiores da sede, a falta de cadeiras para os alunos sentarem, falta de material esportivos para que os alunos atletas pudessem ter uma preparação próxima do ideal para as disputas estaduais e nacionais.
Se nas escolas faltam área para as práticas esportivas, todos recorrem às principais praças esportivas que o município possui que são os Ginásios: Carlos Fernando e Deolindo Rodrigues, acontece que estes espaços estão sendo utilizados por apadrinhados de vereadores e correligionários do prefeito. Como todos desportistas sabem, os alunos da categoria infanto, estão na reta final de preparação para a Etapa Final dos JEMs que acontece na capital São Luis, porém o que deveria estar à disposição, hoje está sendo disputado por peladeiros e alunos atletas, que chegam para treinar e não encontram espaço, pois os “Donos das Praças esportivas” não saem e nem respeitam a importância da preparação daqueles que representarão a cidade de Codó em São Luis.
Como o atual Secretário de Esportes não conseguiu eleger seu irmão a vereador, ele não está nem aí para a bagunça que foi gerada em torno da utilização do Ginásio Carlos Fernando, primeiro por falta de conhecimento de causa esportiva e educacional e outra por não ter compromisso com o esporte escolar, pelo menos sabemos que faltam pouco mais de dois meses para esta bagunça acabar, pelo menos é o que se espera.