Se Habeas corpus fosse remédio jurídico para pobres, os presídios estariam vazios

Como o Brasil se transformou numa verdadeira bandalheira, manter políticos e empresários corruptos presos é fato raro. A visão da justiça, principalmente dos Ministros do Supremo pode variar de acordo com a conta bancária do réu. Se não vejamos, um pai de família que pratica um furto para ofertar um prato de comida aos filhos que estão em casa, pode mofar na cadeia, por lá permanece juntamente com traficantes, estupradores, assassinos e de dentro de um presídio ou até mesmo dentro de uma cela na delegacia, passa a ter uma formação para o crime e muitas das vezes, passam do prazo legal na cadeia, sem ao menos ter acesso a um defensor público.

Já um homem de bem, condenado por corrupção, ativa, passiva, formação de quadrilha, tráfico de influência, peculato, improbidade administrativa, roubo, assalto a banco, ufa quantos crimes, e olha que tem deles aí que respondem a todos esses e muito mais, mas estão em liberdade e com o mesmo vigor fazendo o que sabem, subtrair para si algo de outro.

Vejam oque Lula disse ao se referir aos políticos brasileiros:

“A profissão mais honesta é a do político. Porque todo ano, por mais ladrão que ele seja, ele tem de ir pra rua encarar o povo e pedir voto. O concursado não. Se forma na universidade, faz o concurso e tá com o emprego garantido pro resto da vida”

É meus amigos, cada dia ficamos mais descrentes de que a justiça é realmente justa, “o pau que bate em Chico, não é o mesmo que bate em Francisco”.

índice3

A liberdade dada pelo STF a José Dirceu, é nada mais, nada menos do que algo imoral, para um país que respira corrupção. Nada é mais lamentável do que ver alguém que esteja condenado a mais de trinta anos e responda por mais processos que lhes renda uns vinte ou trinta anos a mais na cadeia e ver que um ladrão de galinha não tenha a mesma chance de tomar um remédio jurídico tão doce que é o Habeas  corpus, remédio este que está disponível apenas para os políticos com poucas centenas de milhões em contas bancárias em paraísos fiscais.

 

2 Responses

  1. O entendimento do STF é que a prisão definitiva só é possível após a condenação em segunda instância.
    Já pensou se fosse válido para pobre. Pobre fica anos na cadeia sem mesmo ser julgado em primeira instância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PESQUISAR NO BLOG
Publicidade

© 2015 – 2023 Blog do Reinaldo Bezerra – Todos os Direitos Reservados. | Desenvolvido Por: JOERI