Vem aí a 2ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas para Alunos do 1° ao 5º Ano

A 2ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Nível A (OBMEP “Nível A” 2019) é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).

OBJETIVOS
  • Estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil;
  • Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que o maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.
  • Promover a difusão da cultura matemática.
  • Identificar jovens talentos.
  • Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional.
  • Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
PÚBLICO-ALVO

Alunos de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental  regularmente matriculados em escolas públicas municipais, estaduais e federais brasileiras.
Alunos matriculados em outras modalidades, como EJA, estão aptos a participar desde que sua série escolar corresponda ao 4º ou 5º ano do Ensino Fundamental.

INSCRIÇÕES

As inscrições para participação dos alunos na OBMEP “Nível A” 2019 são gratuitas e deverão ser feitas em nome das escolas exclusivamente pelas Secretarias de Educação Municipais e Estaduais e pelos representantes das escolas federais.
Para inscrever uma escola a Secretaria ou representante de escola federal deverá acessar o link para preencher a ficha de inscrição, no período de 09 de setembro a 10 de outubro.
Todas as Secretarias de Educação e representantes de escolas federais receberão um e-mail com o link para realizar as inscrições. Se você não recebeu, por favor, entre em contato conosco.

COMO FUNCIONA

O IMPA é responsável por elaborar e disponibilizar o material de provas e de correção para as Secretarias de Educação e representantes das escolas federais para que possam distribuir para as escolas inscritas.
As Secretarias de Educação e os representantes das escolas federais são responsáveis por toda a logística de aplicação e correção das provas, bem como de qualquer eventual premiação que venham a definir.
A aplicação das provas é realizada nas próprias escolas em todo o Brasil no dia 29 de outubro.

AS PROVAS

As provas são realizadas em fase única e são compostas de 15 questões objetivas com 5 alternativas, sendo apenas uma correta.

ABORDAGEM

O conteúdo das provas segue os Parâmetros Curriculares Nacionais para alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. A abordagem das questões traz as características de aplicação do raciocínio lógico e da criatividade já conhecidas da OBMEP.

CALENDÁRIO 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PESQUISAR NO BLOG
Publicidade

© 2015 – 2023 Blog do Reinaldo Bezerra – Todos os Direitos Reservados. | Desenvolvido Por: JOERI