Meus amigos, a política codoense é realmente uma incógnita para prognósticos a médio e longo prazo. A lógica, a ética, o bom senso devem ser colocados de lado, enfim, em Codó a política rasteira e pobre de idéias e ideais se desenha para mais um daqueles panoramas mais podres dos padrões normais.
Estamos ainda sem entender o que está levando o prefeito de Codó a abraçar um grupo que esteve ao seu lado num momento, o abandonou em outro e agora está tudo se definindo para uma outra duvidosa aproximação. Senão vejamos, após ter sido eleito para o primeiro mandato em 2008, Zito Rolim recebeu o apoio e o financiamento de um dos maiores empresários do estado do Maranhão, menos de dois anos juntos houve o rompimento por questões de pura ambição de manipular a máquina pública, a partir daí, Zito começou a andar com as próprias pernas passou a respirar e tirou as cordas que estavam em seu pescoço.
No segundo momento, guiado por uma popularidade que chegava a 60%, Zito derrotou praticamente sozinho seus maiores opositores, inclusive seu desafeto político na época, todos os meios de comunicação do grupo empresarial detonava Zito e no pleito eleitoral ainda foi vítima de algumas ações judiciais dos adversários que naquele momento tentavam mostrar que a vitória de Zito teria sido ilegal, ações estas que se arrastaram até outro dia.
Após ter tido a prestação de contas de 2009 reprovadas, foi o auge da execração da imagem do prefeito Zito Rolim, um apresentador famoso da emissora de rádio do grupo empresarial chegou a dizer que os atos de Zito eram ilegítimos, ou seja todos que hoje estão querendo o prefeito Zito ao seus lados, a pouco tempo atrás deitavam e rolavam com o momento de dúvidas de qual seria o destino do chefe do Executivo codoense.
Lembram daquele vídeo onde Zito aparece supostamente comprando votos? Pois bem, o vídeo passou centenas de vezes nas duas emissoras de oposição na época. Essa briga era algo do tipo: “Ricardo Archer contra Biné Figueiredo na alternância de poder.
E hoje, a decisão tomada por Rolim está causando um verdadeiro alvoroço nos seus aliados, a tristeza é nítida, por onde passo o discurso é o mesmo “INSATISFAÇÃO” e um sentimento de “FRUSTRAÇÃO” principalmente daquelas pessoas que estiveram com o prefeito desde o período em que seus votos não passavam de 3% dos votos, e agora de uma coisa posso ter certeza, Zito não conseguirá incorporar 30% de seus secretários e diretores se a decisão for mantida.
Já com relação aos vereadores a situação é diferente, a maioria já está declaradamente tendenciados a apoiar o empresário na disputa da prefeitura, nos bastidores já declaram que do lado de lá tem dinheiro e estrutura para campanha, como se o dinheiro fosse a mola mestra de uma vitória nas urnas, porém está comprovado que não, basta olhar os últimos resultados das urnas.
5 Responses
Parabéns pela matéria.
Vontade do povo, que povo? Quem está autorizado a falar em nome do povo? O blogueiro está dizendo que o povo é bine, r Archer, Pedro belo, ect
Me compre um bode.
Respondo amanhã.
Como diz meu grande amigo Justo Veríssimo: “Povo? Povo é só um detalhe pra se chegar ao poder”! Fecha o pano.
Seu texto está alicerçado em senso comum e tendencioso. Como você escreve sem ter um mínimo de conhecimento de jornalismo , termina se saindo como um militante apaixonado. Sua raiva ao grupo político de Nagib já denúncia sua tendência . Assim, o seu texto, de ser esclarecedor, se transforma em panfleto de um cego sobre as articulações políticas de nosso município. Seria tão simples você ouvir o Zito, o Nagib e o FC para, a partir daí, formar opinião. Você escreve sem consultar os atores do processo e saí essa coisa grotesca de texto que não diz a verdade do contexto. Em todo Brasil, e aqui não poderia ser diferente, política é também união dos contrários. Lula era oposição a Sarney e viraram aliados, Antônio Joaquim era aliado de Bine e virou aliado de Ricardo e depois de Zito. Agora, habilidosamente, Zito se alia a uma pré candidatura que pode derrotar seu adversário maior, Biné . Francisco Nagib , vendo que Zito não conseguiu articular uma candidatura própria, buscou aliança com o mesmo no sentido de ganharem e garantir uma tranquilidade para o prefeito pós poder . Também, o prefeito poderá desejar enfrentar uma candidatura a deputado e isso pesa em uma articulação. Zito nunca foi inimigo de FC e nem FC de Zito.Eles tem mais em comum do que diferenças. O primeiro homem a acreditar em Zito foi o próprio FC, que o apoiou três vezes. A separação aconteceu sem traumas onde no futuro se poderia haver reencontro. Se você tiver algum diálogo com o Zito ele te informará assim: rapaz, o meu maior adversário é Biné ,ele está polarizado com Francisco. O Nagib , mesmo liderando, me precurou para uma aliança que vai além de 2016. Não tem nada de rasteiro, tem uma articulação séria e natural da política. Ricardo , recentemente se aliou a Biné , coisa natural. Tudo se caminha para uma aliança assim: Francisco Nagib, Zito, Dr.Claudio, Chiquinho do Saae e , talvez, Ricardo Archer . Por fim, você precisa escrever sem paixão e com mais razão.